8.8.13

No nosso primeiro ato público, realizado no dia 7 de agosto no auditório da Junta de Freguesia de Tramagal, apresentámos os princípios orientadores da nossa candidatura e desafiámos a população a cooperar connosco na construção de um plano com o horizonte temporal de 2020, adaptado ao novo quadro comunitário. Contribua com as suas ideias para engrandecer o Tramagal.







5 comentários:

  1. Para além de registar a calvície do seu visual, é com satisfação que cá o Cidadão constata a candidatura do ciber TZ à Junta de Freguesia do Tramagal por intermédio de corrente política que não se identifica com os afreguesados ...

    O importante será quebrar a redoma formada pelo poder instalado, independentemente da sigla que suporte os candidatos...

    Boa sorte para a sua candidatura na certeza porém de que se o TZ sair ganhador, terá a equipe deste Cidadão à perna no sentido de num modo salutar e bem disposto exercer a respectiva ciber-cidadania participativa, com direito a feedback!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Incentivar a participação pública, informar e administrar de forma transparente são coisas que não esqueceremos.

    ResponderEliminar
  3. Aqui vão algumas ideias, que penso serem válidas e importantes para o desenvolvimento e projeção da Freguesia de Tramagal:

    - Lançar um evento que pode ser realizado no formato bienal e pode chamar-se de Feira Económica de Tramagal, que congregaria empresas sediadas na Freguesia, empresas de tramagalenses no país ou no estrangeiro e outras empresas da região que se quisessem associar ao evento. A melhor data para este evento seria, na minha opinião, o 1º de Maio, aproveitando a tradição duma festa com história na freguesia para mostrar a sua vitalidade económica e ao mesmo tempo incorporar um grande encontro da comunidade tramagalense, promovendo a aproximação física de todos os seus filhos e amigos. O local ideal para a realização deste evento seria o armazém onde o José Cid cantou em Janeiro passado e teria a duração de 3 ou quatro dias, culminando no 1º de Maio.

    - Lançar um plano de promoção turística, sob o lema de Tramagal Natural, que englobasse o PAMBA – Parque Ambiental do Alcolobre, as margens do Tejo, a charneca, a zona do pinhal e o campo propriamente dito. Este plano incidiria sobre o turismo de cariz vitivinícola, ecológico, de caminhadas, de caça, pesca, entre outras vertentes. Criar um ou dois roteiros em folheto, com os respectivos mapas para caminhadas, fazendo referência a pontos de interesse, como miradouros, pontos de observação de aves, locais propícios a piqueniques e dentro das zonas urbanas de Tramagal e Crucifixo, referências a monumentos, pontos históricos e obras de arte. Estes roteiros estariam ao dispor nos postos de turismo de Abrantes e concelhos vizinhos, bem como distribuídos pelas diversas comunidades tramagalenses espalhadas pelo país e estrangeiro. Sou também da opinião que se deve criar um posto de boas-vindas a Tramagal, no qual estariam este folhetos bem como alguns produtos de origem tramagalense à disposição de interessados. Esse local deve ser obrigatoriamente a sede da Junta de Freguesia.

    -Uma vez que a biblioteca já não existe e a sala onde antes funcionava se encontra devoluta (penso eu), deve-se enquadrar estas instalações na criação de um museu popular onde se pode expor muito do espólio existente, dando assim relevo ao historial etnográfico da freguesia, criando ao mesmo tempo mais um ponto de interesse no que respeita ao aproveitamento turístico.

    -O mercado de frutas e legumes deve ser alargado, pelo menos, a dois dias por semana, ao princípio a título experimental e ao verificar-se o seu sucesso de modo permanente. Ao mesmo tempo dedicar um dia por ano a um grande mercado do Tramagal, que trouxesse mais pessoas e vendedores e funcionasse como estímulo e desenvolvimento ao comércio local. Este dia teria também como complemento uma pequena feira de 2ª mão, dando oportunidade a quem quiesesse de poder vender artigos que podem não ter uso para uns mas que terão para outros.

    ResponderEliminar
  4. - Criar um vídeo promocional da freguesia, dando conta da vitalidade económica, potencial turístico, riqueza cultural e simpatia das gentes. Publicar este vídeo na internet em canais como o Youtube e DailyMotion, para o qual se solicitará a gentileza dos tramagalenses e amigos de Tramagal, o favor de o partilharem nas suas páginas pessoais das redes sociais e afins.

    -Criar uma verdadeira página na internet, que pode e tem de ser a porta de entrada da nossa freguesia, com os mesmos propósitos do ponto anterior e onde os empresários possam anunciar os seus negócios, se possível, gratuitamente, por forma a projectar a freguesia e o seu potencial na era digital.

    - Conjugar esforços para a integração de cursos na área da metalomecânica e indústria de automóveis, e, se possível, tecnologia industrial de ponta, por forma a garantir a continuidade do ensino secundário na nossa escola e ao mesmo tempo lançar as bases para a qualificação dos jovens ajudando-os a terem um futuro. Este projecto, que considero de extrema importância, teria como intervenientes, o Centro de Emprego, entidades privadas, CMA, JFT , respectivos ministérios, solicitando, para a sua concretização e sucesso, a cooperação da UE no que respeita a comparticipações financeiras.

    - Ajardinar com alegretes móveis a zona envolvente do Mirante e por exemplo plantar uma tramagueira e algumas árvores, como sejam uma oliveira, um sobreiro e um carvalho português, dando um aspecto mais verde ao espaço em si, tornando-o mais agradável e atraente, deixando ao mesmo tempo um legado para as gerações vindouras. Já agora, limpar a cara à Nossa Sra. da Oliveira (se ainda não foi), uma vez que há anos está pintada de preto.

    Estes são alguns aspectos que considero importantes para que o Tramagal reclame o seu lugar na região.

    L H F

    ResponderEliminar
  5. LHF, obrigado pelos comentários, serão devidamente ponderados na elaboração do nosso programa e do plano Tramagal 2020

    ResponderEliminar

Deixe-nos a sua ideia para o Tramagal

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.